CAVERNAS

Conheça as cavernas do PETAR!

 

A região é famosa por sua formação de cavernas calcárias

São mais de 300 cavernas cadastradas no PETAR, cada uma com um atrativo diferente e níveis de dificuldade variados. Saiba quais são as que são abertas à visitação e entre em contato com uma agência para efetuar sua reserva!

Caverna do Santana

Formações Caverna Santana


A segunda maior caverna do Estado de São Paulo, com 5.040 metros de extensão. A visitação turística é feita em um trecho de 800 metros, facilitado por escadas e pinguelas. A duração da visitação é de aproximadamente uma hora e meia, na qual percorre-se a galeria do Rio Roncador que dá acesso a galerias superiores, ricas em formações. É nesta caverna que encontra-se o salão Taqueopa, considerado o mais ornamentado do mundo.

Localização: Núcleo Santana
Duração da visita: 2 horas
Tempo de caminhada até a Caverna: 05 minutos a partir do posto de controle do parque.

Caverna Morro Preto


Impressiona pelo tamanho e beleza de sua boca. Logo na entrada, se vê uma grande coluna formada por escorrimentos da dissolução do calcário. Mais adiante, já dentro da caverna, chegamos a um salão chamado anfiteatro que nos permite ver o modo majestoso com que a luz entra na caverna. Além das ornamentações gigantescas, as fendas e os abismos chamam a atenção nesta caverna.

Localização: Núcleo Santana
Duração da visita: 1 hora e 30 minutos
Tempo de caminhada até a Caverna: 15 minutos a partir do posto de controle do parque.

Caverna do Couto


A caverna que possui em sua entrada uma boca bem pequena. Para quem quiser se aventurar em seus 471 metros de extensão, a recompensa será a visão de um grande jardim natural que se forma do outro lado do morro, em sua outra boca. No interior desta caverna, se encontra a ressurgência das águas que vêm da Caverna Morro Preto.

Caverna Água Suja


Localiza-se a 1,2 km do posto de guias no núcleo Santana, sendo que o acesso é feito pela Trilha do Betari. O percurso interno inicia-se na entrada principal e segue acompanhando o curso d’água até a cachoeira, onde passa-se por um teto baixo. Este percurso possui aproximadamente 1.300 metros e nele passamos por grandes estalactites, travertinos e por um túnel de vento.

Localização: Núcleo Santana
Duração da visita: 2 horas e 30 minutos
Tempo de caminhada até a Caverna: 50 minutos a partir do posto de controle do parque.

Caverna Cafezal


Localizada na Trilha do Betari, é caracterizada por suas belas formações (espeleotemas), como por exemplo, as estalactites que em sua extremidade possuem forma de botão.

Localização: Núcleo Santana
Duração da visita: 1 hora e 30 minutos
Tempo de caminhada até a Caverna: 1 hora e 20 minutos a partir do posto de controle do parque.

Caverna Alambari de Baixo

caverna cafezal

caverna cafezal


Caverna que alia a beleza das formações com a aventura de atravessá-la com a água pela cintura. Para chegar, há uma trilha que parte do Bairro Serra e dura aproximadamente 50 minutos até a entrada da caverna. A travessia até o outro lado do morro leva em torno de duas horas, em um percurso de 890 metros no seu interior, em um misto de trechos secos e trechos com água.

Localização: Núcleo Ouro Grosso
Duração da visita: 1 hora e 30 minutos
Tempo de caminhada até a Caverna: 50 minutos a partir do posto de controle do parque.

Caverna Ouro Grosso

caverna do outro grosso

caverna do outro grosso


Chamada de caverna “adrenalina” caracterizada pelas muitas cachoeiras que formam profundos poços em seu interior.

Localização: Núcleo Ouro Grosso
Duração da visita: 1 hora
Tempo de caminhada até a Caverna: 05 minutos a partir do posto de controle do parque

Caverna Casa de Pedra


A maior boca de caverna do mundo com 215 metros de altura. Próximo à sua entrada, o Rio Maximiniano forma uma linda piscina natural, que desce em direção à caverna formando uma imponente cachoeira que se entranha caverna adentro. Não é feita a travessia da caverna, apenas a visitação ao portal e boca da Caverna Santo Antônio (saída da caverna Casa de Pedra).

Localização: Núcleo Casa de Pedra
Duração da visita: Não há visita em seu interior.
Tempo de caminhada até a Caverna: 03 horas a partir do posto de controle do parque.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *